sábado, 28 de maio de 2011

INDÍGENAS DA AMERICA

OS INDÍGENAS DA AMERICA


Em 1854 o chefe tribal Seatle mandou uma carta ao presidente Franklin Pierce, que se tornou um ícone dos movimentos ambientalistas, pois nesta carta o chefe indígena demonstrou uma capacidade espetacular de prevê o futuro do Meio Ambiente se os homens devastassem a natureza a seu bel-prazer, visando somente explorar as riquezas naturais com fins de lucro, sem se importar com as consequencias que a degradação do meio ambiente iria produzir.












Acredito porém que o maior problema da degradação ambiental que vivemos nos dias de hoje esta relacionada com a grande densidade demográfica humana. É impossível alimentar tanta gente, sem devastar florestas continentais para transforma-las em pastos para o gado e plantações para produção de alimentos.

Se não fosse a tecnologia de hoje os efeitos seria ainda mais devastadores. Não podemos considerar os índios americanos mais ambientalistas que os homens modernos ou os colonizadores. Os índios também são gananciosos, eles só não conheciam a técnica de acumular riquezas tão bem como os colonizadores europeus. Muitos homens brancos, em vez de invadirem reservas ambientais indígenas, fazem tratados ilegais com os índios que exploram e/ou permitem que os brancos explorem a terra em troca de benefícios e vantagens à tribo.

A história da troca do pau-brasil por espelhos e outra bugigangas em que os índios brasileiros devastavam a floresta para entregar o pau-brasil em troca de mercadorias é um exemplo de que, o caráter do índio não é melhor que o dos brancos.





TEXTO DO ESCRIBA VALDEMIR MOTA DE MENEZES













OS POVOS DA AMÉRICA

Quando os europeus chegaram na América, calcula-se que haviam 80 milhões de aborígenes na América e cerca de 150 anos depois, este número foi reduzido para cerca de 3 milhões. O pesquisador H. F. Dobyns calculou que uns 95% da população aborígene morreram nos primeiros 150 anos de colonização. Os índios foram explorados exaustivamente juntamente com os negros que foram escravizados na África e trazidos para a América. Depois que os índios foram libertos, continuaram sendo explorados por meio de pagamento de salários miseráveis. Os índios tiveram suas terras roubadas e depois foram obrigados a trabalhar nelas na maneira e condições estabelecidas pelos colonos europeus.

Não podemos negar que os povos indígenas da América foram massacrados de norte a sul como conta William Benson, historiador do povo Pomos, recontando o massacre de Clear Lake, Califórnia, em maio 1850.

"Os guerreiros brancos cruzavam em suas canoas grandes. Os índios disseram que vão recebê-los em paz, então, quando os brancos chegaram, os índios congratulou-se com eles ... Ge-Lih Wi- disse, ele levantou a mão ... mas o homem branco atirou e feriu o braço ... ela disse que quando ele pegou a mulher morta, foram esfaqueados e muitos foram mortos por esfaqueamento ... esta avó também contou como os brancos enforcaram um homem na ilha Emerson ... e fizeram um grande fogo debaixo dele... E outro foi amarrado a uma árvore e queimado vivo."












A Revista do Centro dos Direitos dos Povos Indígenas publicou uma matéria escrita por Pratap Chatterjee que dizia os motivos deste massacre:


“A primeira incidência do Clear Lake, ocorreu com a chegada de Charles Stone e Kelsey Andrew, dois fazendeiros que vieram para o lago, em 1847, a capturar e comprar centenas de índios Pomos, submetendo-os a trabalhos forçados como escravos. Kelsey usava estes índios escravizados nas montanhas para procurar ouro. Quando dois vaqueiros Pomos, Shak e Xasis, executaram os dois colonos, resultou na terrível vingança militar dos EUA.”

Esta curta história que revela uma das centenas de tragédias humanitárias que envolveram os povos indígenas na América, revelam um pouco do genocídio que por aqui aconteceu nos primeiros séculos de colonização.

Não precisamos aprofundarmos na grande violência com que os espanhóis roubaram e dizimaram os Incas da América Central, levando todo o ouro que aqui encontraram.







OS COLONIZADORES

Lamentavelmente a ganancia de muita gente que saíram da Europa por diversas razões para colonizar novas terras produziram efeitos devastadores nos povos ameríndios. Os colonizadores eram basicamente de 5 nações: Os ingleses, espanhóis, portugueses, holandeses e franceses. Os espanhóis foram os que conquistaram mais terras, fazendo colonias em todas as três Américas.

Os portugueses fizeram um colonia na América do Sul e os ingleses colonizaram a América do Norte. Os franceses ainda colonizou onde hoje é o Haiti, Guiana Francesa e o Canadá, além de invasões frustadas no Brasil, onde não conseguiram se estabelecer.

Os holandeses tiveram pouco exito. A chegada dos colonizadores mudou completamente a vida na América, agora um novo mundo chegou para os índios, e os que não morreram assassinados, foram dizimados pelas doenças e vírus que os colonizadores trouxeram da Europa.

Os poucos que sobreviveram não conseguiram até hoje criar uma sociedade forte e próspera. Os europeus chegaram na América com dois objetivos, uns era de colonizar a terra americana e aqui se estabelecer, e outros aqui chegaram apenas para se apropriar das riquezas



A VIDA DOS ÍNDIOS NA AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA


Não podemos alimentar o mito que os índios eram preservacionistas, pois muitos viviam como nômades, não plantando nem criando animais para se alimentarem, vivendo da exploração da caça, da pesca e da colheita, poucos grupos praticavam a agricultura. Por outro lado, em praticamente todas as tradições orais indígenas ouvimos falar de mitos, contos e tradições que visavam ensinar as novas gerações a respeitarem a floresta como algo sagrado. Como não tinham o princípio do acumulo de riquezas, elas só retiravam da selva aquilo que era suficiente para se alimentarem. Diferente da cultura européia que precisava desmatar para estabelecer campos de agricultura e pecuária.


REFERÊNCIAS

Disponível em http://saiic.nativeweb.org/ayn/oro.html, acesso em 07/04/2011

Disponível em http://www.nodo50.org/ceprid/spip.php?article350, acesso em 07/04/2011

Disponível em http://www.monografias.com/trabajos25/colonizacion-america/colonizacion-america.shtml

Disponível em http://www.yurileveratto.com/articolo.php?Id=82

Nenhum comentário:

Postar um comentário