terça-feira, 5 de junho de 2012

APACHES

O Escriba Valdemir Mota de Menezes é professor de História em Praia Grande, no Ensino Fundamental para alunos do oitavo e nono ano, tem ensinado sobre OS APACHES. Este texto serviu de fonte de pesquisa.


Provavelmente todas as pessoas já ouviram falar dos índios americanos mesmo que sem querer, eles aparecem em desenhos, filmes e tudo que se baseia no velho oeste então para que você conheça um pouco mais do que vê na TV vamos explicar melhor.

Eles sempre foram conhecidos como os peles vermelhas e desde a chegada dos brancos passaram a ter seu número de habitantes completamente diminuído, hoje em dia não somam de se quer 1,5 milhões de pessoas nos Estados Unidos e 200 mil no Canadá.
Além das guerras e conflitos que eles tiveram com os brancos o modo de vida que a eles foram impostos foi crucial para que a sua população diminuísse de maneira significativa, os brancos passaram a ocupar os locais onde viviam as manadas de bisões que eram recursos fundamentais para a sobrevivência desse povo, hoje com os recursos do governo pagam com o isolamento do resto dos habitantes para sobreviver.

Os locais onde eles vivem é completamente conhecido por ter pontos de visitação como as Montanhas Rochosas, que é um sistema montanhoso da América do norte, é a terceira maior em cumprimento ficando atrás apenas das Cordilheiras dos Andes e do Himalaia, no lado oposto aos Indígenas tem os montes Apalaches que é bem mais moderado em questões de tamanho.

Os locais onde esses índios ainda podem ser encontrados é próximo ao Rio Missouri que tem uma extensão de 5970 km, os Estados Unidos ainda tem mais 5 lagos que abrigam esse povo a maioria deles estão na divisa entre os Estados Unidos e o Canadá.

A distribuição da população nos Estados Unidos não teve muito haver com os índios Apaches, pois como dissemos a cima eles entraram em conflitos com os imigrantes e logo foram perdendo as batalhas por não terem armas do mesmo porte que as de quem vinha de fora, muito provavelmente assim como no Brasil foram usados métodos que os índios não conheciam para que fossem eliminados, algo como as doenças que eles ainda não conheciam.

Já no México a população mestiça é de 55% enquanto as do grupo indígena atinge 29%, por isso pode se dizer que por lá o número de habitantes indígenas pode crescer e aumentar com mais facilidade do que nos Estados Unidos.

Mesmo sem ter uma organização muito centralizada os Apaches tiveram grandes chefes ao longo de suas histórias, e os principais deles foram Cochise e Geronimo que juntaram seu povo e travaram diversas guerras sangrentas contra os espanhóis, mexicanos e americanos tudo isso após os vários fracassos de acordo de paz entre eles. Com o passar do tempo perderam as guerras e foram levados para locais onde puderam morar em paz até hoje em dia como é nos locais que citamos acima.

Hoje em dia a maior batalha que eles travam é por recuperar a caveira de Geronimo que foi encontrada por pesquisadores e levada para um museu, isso causou muita ira nos povos Apaches, mas é quase impossível que eles recuperem os restos mortais de seu governante passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário