segunda-feira, 25 de junho de 2018

DECADÊNCIA CHAVISTA DA VENEZUELA

A decadência da propaganda política na Venezuela

Além da crise política, a Venezuela governada há anos pelo chavista Nicolás Maduro enfrenta uma grave crise econômica

A decadência da propaganda política na Venezuela
A vida está intolerável na Venezuela (Foto: Wikimedia)
Ouça este conteúdo 0:00 01:46 Audima
Nas semanas de protestos quase diários, os opositores do regime autoritário da Venezuela têm encontrado maneiras diferentes de expressar sua indignação, com passeatas, manifestações silenciosas e ocupação das principais ruas de Caracas. Desde março, pelo menos 29 pessoas morreram, muitas delas assassinadas pelos colectivos, as gangues armadas que apoiam o governo. A vida está intolerável na Venezuela; a escassez de alimentos e remédios é seríssima, a taxa de homicídios talvez seja a mais alta do mundo e o governo extinguiu a democracia no país.
Mas tudo está ótimo no mundo de Nicolás Maduro, o detestado presidente do país. Enquanto o caos envolve as cidades da Venezuela, as redes sociais monitoradas pelo governo mostram vídeos que enfatizam suas origens humildes e a sabedoria simples. Em alguns vídeos Maduro está acompanhado por políticos fiéis ao regime. No entanto, para os venezuelanos os vídeos revelam uma falta de respeito, um “deboche”, como disse o estudante de engenharia Daniel Torres.
Segundo o ensaísta Alberto Barrera Tyszka, os vídeos mostram a “decadência” do  chavismo, o movimento de esquerda criado por seu antecessor Hugo Chávez. As imagens de políticos bem dispostos e robustos são um insulto à “pobreza dos venezuelanos”, a maioria dos quais emagreceu nos últimos dois anos, escreveu.
Em um dos clipes Maduro passeia por um bairro pobre de Caracas para mostrar a alegria aparente dos habitantes locais. Porém, uma parede rabiscada com as palavras, “Maduro, assassino de estudantes”, é visível para os espectadores, mas não para um presidente que mergulhou o país em uma grave crise política e econômica e quer se manter no poder.
Fontes:
The Economist-The declining quality of Venezuela’s propaganda
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Carlos Valoir Simões
    O poder emana do povo e em seu nome é exercido: a Venezuela é o melhor exemplo do que acontece quando mentecaptos elegem outros para governar uma nação.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Nenhum comentário:

Postar um comentário