I do not believe, however, that you can clearly distinguish the settlers from the north as COLONIZATION OF SETTLEMENT and settlers from the south as COLONIZATION OF EXPLORATION. After the Portuguese who settled in Brazil, stayed here and their descendants who fought for independence.
It is very difficult to tell how the unfolding of history will occur. Of course, after things happen scientists, teachers, politicians and even the worms have a theory to explain why things ended up.
An example of this was the end of the UNION OF SOVIET SOCIALIST REPUBLICS. I never imagined that the greatest territorial empire the world would fall apart before my eyes, without the slightest effort of his arch-rival (Read-it, USA).
.png)
------------------------------
Fazendo a comparação sobre as correntes políticas e ideológicas que diferenciaram a libertação das colônias da América do Norte para a América do Sul, destaco além dos interesses distintos no que tange a diferença de alvo econômico dos colonizadores do norte e do sul, também destaco a ideologia religiosa dos colonizadores do Norte que eram mais focados em temas como a liberdade, pois o norte da América foi colonizada pelos protestantes perseguidos pelo catolicismo Europeu e pela Igreja Anglicana. Os colonizadores do sul (leia-se, espanhóis e portugueses) tinha uma cultura religiosa católica o que justifica certos posicionamento ideológicos.
Não creio, porém, que dá para distinguir claramente os colonizadores do norte como COLONIZAÇÃO DE POVOAMENTO e os colonizadores do sul como COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO. Afinal os portugueses que se estabeleceram no Brasil, aqui ficaram e os seus descendentes lutaram pela independência.
É muito difícil dizer como ocorrerão os desdobramentos da história. É lógico que depois que as coisas acontecem cientistas, professores, políticos e até as minhocas tem alguma teoria para explicar porque as coisas terminaram assim.
Um exemplo disso foi o fim da UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS. Eu nunca imaginei que o maior império territorial do mundo iria se desfazer diante dos meus olhos, sem o menor esforço do seu arqui-rival (Leia-se, USA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário